Logun | Logunedé | Ológunẹ̀dẹ | Lógunẹ̀dẹ – O Pequeno Guerreiro
Logun é visto no Candomblé como Orixá Menino que velho respeita. Logun é visto como filho de Osun, tanto no Brasil como em terras Yorubá. Um Orixá que no início do Candomblé não era tão expressivo mas que se tornou expressivo ao passar dos Anos.
- Logun é um Orixá bem conhecido no Candomblé. Mas em terras Yorubás seu culto é regional, assim como o de Airá, nem todo território Yorubá o conhece ou cultua.
- Nas pesquisas de Pierre Verger ele cita que Erinlé teria tido com Oxun um filho chamado Logunedé.
- Ele cita, na época de sua pesquisa, que seu culto se faz ainda, mas raramente, em Ilexá, no estado de Oxun, onde parecia estar em vias de extinção.
- Ainda assim Verger cita que no Rio de Janeiro onde ele tinha muitos adeptos em sua época Logun vivia seis meses sobre a terra comendo caça e seis meses sob as águas de um rio, comendo peixe.
- Após isso ele ainda cita a mal-entendida bissexualidade de Logun.
- A sexualidade dual de Logun é compreendida de forma errada por Oxun ter ensinado a ele a magia e o uso da sensualidade, que fazem parte das armas da sedução.
- Atualmente seu culto é muito grande em Ibadan, no Estado de Oyó.
- O fato de ser dito como príncipe, Orixá menino vem do fato de em terras Yorubás seu nome ter o significado de “pequeno guerreiro”. O que pode ter ajudado em transformá-lo em um Orixá pequeno, jovem, menino.
- O fato de ser chamado de pequeno guerreiro, vem do fato de ninguém acreditar no seu potencial e ele de fato era mais jovem do que a maioria dos guerreiros.
- Os seus orikis em terra Yorubá exaltam sempre a sua beleza.
- Oxun deu roupas para Logun, por isso ele se veste e usa as cores de Oxun.
- Logun se veste para ser admirado como Oxun.
- Suas armas são no mesmo metal de Oxun, o bronze, diferente das armas de outros guerreiros que eram feitas de ferro.
- No território Yorubá Logun é visto como filho de Oxun e Obatalá, e não de Oxóssi.
- E desta forma não gosta de sujeira como Obatalá e o preparo de suas coisas devem ser feitas em silêncio como se faz e se prepara as coisas para Obatalá.
- Mas na verdade aonde está a visão correta, de quem Logun é filho.
- Como podemos observar, Ibadan aonde há seu culto na atualidade fica há quase 100km de Ilexá, essa distância é o suficiente para mudar uma cultura.
- Outro fator importante a ressaltar que Logun durante a diáspora africana pode ter vindo com um culto diferente do atual por diversos fatores.
- Muito dizem que é uma adaptação errada quando se fala do que se tem na atualidade no culto afro-brasileiro com relação ao africano, não é uma adaptação errada, pois não há adaptações erradas.
- Toda ressignificação tem seus motivos e porquês, e não podemos julgar essas aculturações dessa forma.