Airá | Ayrá | Aará – Orixá dos Raios, dos Trovões e Ventos

https://youtu.be/ordFecWp7Ig

Airá existe ou não existe?
Airá é ou não é um Xangô?
Airá é caminho ou qualidade de Xangô ou um Orixá a parte?
Eu sei que muita gente por aí usando o discurso de autoridade de ser da Religião Tradicional Yorubá, ou do culto de Ifá, ou conhecer algum nigeriano, está dizendo que o culto de Airá é uma invenção brasileira.
Mas há o erro de meia dúzia de pessoa que acham que conhecem tudo do próprio continente africano.

  • Segundo Pierre Verger nas suas pesquisas etnológicas sobre o culto de Orixás e Voduns no continente africano o culto de Airá teria vindo da região de Savé.
  • Savé fica em uma região dentro do Benin, antigo reino do Dahomé, a aproximada mente 100km ao norte de Ketú.
  • Em Ketu Airá é conhecido como Agbonam ou Airá Igbonã, onde afirmar ser originário de Savé.
  • Em Ketu também afirmam segundo Verger que é o irmão mais velho de Xangô.
  • Seus adeptos usam pulseiras de estanho, uma em cada braço.
  • Esse metal, o estanho, é consagrado a Obatalá.
  • Na visita de Pierre Verger a Sabé, o sacerdote encarregado de Igbonã, Agoni Afesomu, acabava de morrer e o seu sucessor ainda não havia assumido.
  • O que dificultou a obtenção de mais detalhes sobre essa divindade.
  • Os poucos detalhes obtidos contradizia as informações obtidas em Ketu, pois em Savé se dizia que o culto da Airá vinha justamente daquela região.
  • Em Dassá-Zoume, região que fica a noroeste de Ketu e a sudoeste de Savé, as informações também eram contraditórias. Uns diziam que seu culto era originário da Região de Oyó e outros afirmavam que seu culto vinha da região de Abomey.
  • Em Abomey, fala o setó e confundiria-se com Hevioso.
  • Era definido como “Aquele que relampagueia quando cai a chuva”.
  • Segundo Pierre Verger existem três Airás, Igbonã, Intilé e Ajaossí. Pesquisadores como José Beniste acrescentam ainda Airá Omode. Que seria o aspecto do Airá ainda jovem.
  • No Candomblé o culto de Airá está intrinsicamente ligado ao culto de Xangô, visto na maioria das tradições como caminhos, qualidade ou tipos de Xangô.
  • Desta forma o culto de Airá vincula-se ao culto de Oxalá de acordo com alguns itans.
  • Desta mesma forma Airá seria um general de Xangô. E por esse motivo Airá nunca foi rei então não deve usar coroa como Xangô.
  • As ferramentas de Airá seria o Oxê no formato de chifres de carneiro ou igual ao de Xangô, porém feito com metais prateados.
  • Muita das vezes se vê Airá com Oxê de uma lâmina similar ao utilizado pelo Vodun Hevioso.
  • Airá Intilé veste-se sempre de Branco enquanto Igbonã veste-se de vermelho e branco e Ajaosi de vermelho, branco e Azul.
  • Suas contas são vermelhas e brancas e diferente da de Xangô, em vez de usar coral intercalado, usa-se sempre o seguí azul.
  • Airá é muito mais calmo e pacífico que Xangô. É o Orixá da paz.
  • Airá é o diplomata entre os Orixás. É aquele que apazigua, que intermedia a guerra buscando um acordo de paz.
  • Xangô é o trovão e o raio, e Airá também é simbolizado pelo raio, porém é representado pela ventania, redemoinhos e tempestades que anunciam os raios e trovões que virão em seguida.
  • Na briga de Airá ser ou não ser Xangô podemos obter duas respostas corretas. Airá é Xangô assim como outras divindades também são agrupadas como qualidades de outros Orixás, no exemplo dos Voduns Azonwani, Azonsu, Dangbé, Bafono, etc.
  • Airá é um Orixá a parte, pois tem culto específico, origem específica, cânticos específicos, etc.
  • De qualquer maneira está certo se ver e observar o culto de Airá.

Você pode gostar...