Orixá Exú
Exú como o portador do Axé de Olodumare é também o fiscalizador da ordem. Ele pratica a Ordem fazendo desordem. É como o Luiz Rufino fala, o Caos Criativo.
Exú é o princípio dinâmico que cruza todos os acontecimentos e coisas.
Uma vez que sem ele não há movimento.
- Exú é a pedra primordial, o Yanguí. A pedra de Laterita.
- Exú estava no início de tudo. Presente no final de tudo.
- Exú nasceu antes mesmo de sua própria mãe.
- Exú é a divindade mais próxima de nós. Presente em todas as fases de nossa existência.
- Exú é a comunicação, é a mensagem, é o mensageiro. É o Ojixé, sendo assim também a própria linguagem. É o comunicador. É aquele que tira e coloca palavras em nossa boca. É o intérprete do sistema mundo. Estamos aqui hoje nos falando, nos comunicando, nos entendendo graças e Exú.
- No aspecto histórico Exú seria uma dos companheiros de Oduduwa quando da sua chegada em Ifé e chamava-se Exú Obasin.
- Tornou-se mais tarde um dos assistentes de Orunmilá.
- Exú tornou-se rei de Ketu, sob o nome de Exú Alaketu
- Exú é aquele que supervisiona os passos das pessoas, está nas praças, nos locais movimentados e nos mercados. No mercado de Oyó onde Exú é Guardião ele é chamado de Exú Akesan.
- Como Orixá Exú veio ao mundo com um porrete chamado Ogó que o ajuda a transportá-lo de um lugar para o outro em pouco tempo
- Exú é o guardião dos templos, das casas, das cidades. Sempre tendo na entrada desses lugares eu assentamento aonde é cultuado para proteger esses locais de tudo que entra.
- Exú é o justo juiz, é o fiscalizado do Iwá-pelá, o fiscalizador do Axé, das coisas feitos e do comportamento humano.
- Exú é o Caracol Okotô, representando um caráter expansivo e inacabado. Mostrando assim as possibilidades infinitas que Exú nos dá.
- É aquele que transforma. É o senhor das possibilidades e as encruzilhadas é seu símbolo e assim ele também é chamado de Obá Orita Meta. Rei das encruzilhadas de três caminhos, representando nossas escolhas, nossas decisões.
- Exú é aquele que matou um pássaro ontem com a pedra que só lançou hoje. Mostrando a capacidade de Exú dar nó em pingo d’água. Sendo capaz hoje de resolver o problema de ontem.
- Exú por todos os seus simbolismos no Candomblé é sempre aquele que recebe as oferendas primeiro, desce dos ritos iniciáticos, até os ritos fúnebres.
- Pelo errôneo sincretismo de Exú feitos pelos colonizadores com o Diabo cristão Exú. Exú acabou sendo mal visto quanto a sua iniciação no Orí das pessoas.
- Exú não é malfazejo, mas é aquele que mostra e externa a própria maldade humana. É aquele que através do caos e da desordem nos possibilita a arrumação, a ordem e a organização.
- Exú é aquele que tem a resposta para tudo através das formas, que podemos até achar controversas, mas que nos possibilita chegar aonde desejamos.
- Exú é aquele que nos dá a capacidade de agirmos de agirmos, buscarmos, a
- A Exú consagramos as segundas feiras.
- Cultuar Exú é cultuar as nossas próprias escolhas, nossas possibilidades, nossos caminhos, nossos passos.
- Exú não nos dá o resultado, mas as possibilidades de chegarmos nele… Movimente-se, decida, escolha seus caminhos pois Exú é tudo isso. Movimento, decisão e escolhas…