Por que o Jogo de Búzios são cobrados tão caro no Candomblé?
Apesar de haver o Itan que explica o motivo por não se fazer um jogo de búzios de graça há também fatos dentro das religiões de matriz africana e as pessoas que procuram a mesma que impossibilita isso.
Mas há o problema que as pessoas quando precisam não concordam as vezes por não terem condições financeiras de pagarem os valores altos cobrados.
- As pessoas criticam normalmente o valor por está vendo a situação de sua posição.
- Cada zelador sabe o preço do seu tempo, do seu conhecimento e tudo mais.
- Já cobrei barato e me arrependo por jogar na enorme maioria das vezes, por conta do jogo barato para se resolver coisas das mais bestas.
- Existe também a questão da oferta e da procura, a valorização do tempo. Não é porque é ligado ao sacerdócio que a pessoa deve abdicar de tudo para jogar búzios para resolver os problemas alheios.
- Muitos falam para cobrar barato quando o problema for sério. Mas quem define que problema é sério ou não? Um problema que para um pode ser simples, para outro pode ser caso de vida ou morte.
- O jogo de Búzios é algo muito sério para ser tratado como uma consulta qualquer para saber respostas do que ainda não se viveu.
- As pessoas começam achar que podem jogar a qualquer hora
- Querem questionar perguntas das mais simples e por tudo
- Começam achar que o sacerdote tem obrigação de atender a todo momento e a qualquer momento