Como surgiram as Oferendas nas Encruzilhadas?
Não é verdade que as oferendas nas encruzilhadas tenham surgido nos tempos do colonialismo como uma maneira de as pessoas negras “alimentarem seus irmãos escravos que estavam fugindo dos feitores”
- Toda essa história surgiu no ano de 2017 com um texto no facebook.
- O Texto começada “De acordo com o professor Leandro (historiador da UnB)
- A peça inventa causas e argumentos diversos e termina sugerindo que a prática “permanece sendo realizada pelas religiões afro como forma de agradecimento e pedidos aos ancestrais e em homenagem a seus santos”.
- A tal referência é o professor Leandro Santos Bulhões de Jesus que esclareceu em nota: “Ainda que algumas pessoas tenham feito uso deste possível mecanismo de enfrentamento das fomes, estas experiências não são a base da origem das inúmeras oferendas dos candomblés”.
- Ele destaca ainda que a solidariedade do povo negro realmente poderia se traduzir em ações do tipo nos tempos de escravidão ou nos anos difíceis do pós-abolição.
- “Mas tais práticas se configurariam como experiências particulares ou ainda como ressignificações dos usos das oferendas que já existiam antes, desde as Áfricas, nos cultos aos voduns, nkices e orixás e não explicam o surgimentos dos candomblés nem das inúmeras modalidades de rituais de oferendas”
- Em religiões como o candomblé e a umbanda, oferecer comida é uma maneira de conectar com os Orixás. Cada divindade tem os seus alimentos correspondentes, com o seu modo correto de preparo e a sua simbologia. E as entregas também se diferenciam conforme o “ponto de força” daquela entidade.
- O professor, historiador e escritor Luiz Antônio Simas, por exemplo, fez críticas ao conteúdo em uma mensagem publicada em seu perfil no Facebook. Ele considerou o texto “fantasioso e racista”, porque esvaziava os “sentidos diversos que as encruzilhadas têm para as sofisticadas cosmogonias (histórias e mitos que explicam a origem do universo) e espiritualidades afro-diaspóricas (termo relativo à imigração forçada de africanos como escravizados)“.
Links Importantes:
https://www.estadao.com.br/estadao-verifica/e-falso-que-oferendas-nas-encruzilhadas-tenham-surgido-como-forma-de-alimentar-escravos-fugitivos/
Oferendas nas encruzilhadas eram para escravos fugitivos #boato