Como saber se um Terreiro de Umbanda ou Candomblé é Bom

Existem alguns critérios que você pode considerar ao avaliar se um terreiro de Umbanda ou Candomblé é bom ou não. Algumas coisas a considerar incluem:

  1. A atmosfera do terreiro: um terreiro de Umbanda ou Candomblé deve ser um lugar calmo e acolhedor, onde as pessoas possam se sentir confortáveis e seguras.
  2. O respeito pelas tradições e crenças: um bom terreiro deve preservar e respeitar as tradições e crenças, incluindo os rituais e os orixás.
  3. A presença de líderes experientes e devidamente preparados: um terreiro deve ter líderes que tenham experiência e conhecimento profundo sobre a Religião e seus rituais.
  4. A presença de uma comunidade ativa e participativa: um terreiro de Umbanda ou Candomblé deve ser um lugar onde as pessoas se sintam bem-vindas e possam participar ativamente das atividades e rituais.
  5. A transparência financeira: um bom terreiro de deve ser transparente sobre suas finanças e não deve fazer uso indevido de doações ou contribuições financeiras.
  6. É importante lembrar que a Umbanda e o Candomblé são religiões baseadas na fé e na espiritualidade, e cada pessoa pode ter suas próprias crenças e preferências. É importante encontrar um terreiro que seja um bom ajuste para você e suas necessidades espirituais.
  7. A inclusão e a diversidade: um bom terreiro deve ser um lugar inclusivo e acolhedor para todos, independentemente de sua origem, gênero, idade ou crenças.
  8. O compromisso com o bem-estar e o crescimento espiritual: um bom terreiro deve oferecer oportunidades para que as pessoas cresçam espiritualmente e trabalhem em seu próprio autoconhecimento e crescimento pessoal.
  9. O cuidado com a saúde física e mental: um bom terreiro deve ser um lugar seguro e saudável, tanto fisicamente quanto mentalmente, e deve oferecer orientação e apoio aos membros da comunidade quando necessário.
  10. O compromisso com a comunidade local: um bom terreiro deve ser um ator ativo na comunidade local e trabalhar em colaboração com outras instituições e grupos para promover o bem-estar e o progresso da comunidade.
  11. O compromisso com a ética e a integridade: um bom terreiro deve ser um lugar onde as pessoas possam confiar e ter certeza de que os líderes e membros seguem padrões éticos elevados e se comportam de maneira integra e responsável.

Lembre-se de que, no final das contas, a decisão de qual terreiro é certo para você é uma questão pessoal e depende de suas próprias crenças e necessidades espirituais. É importante fazer sua própria pesquisa e tomar uma decisão com base em suas próprias convicções e valores.

Você pode gostar...