Existe só um Candomblé?
O Candomblé não é uma coisa só, existem mais de um Candomblé e isso é inegável. O problema começa quando achamos que Candomblé é apenas o que achamos certo.
- Quando eu falo que existem apenas dois Candomblés eu não estou falando das nações de Candomblé, mas do Candomblé como religião.
- Muitos acreditam que existem apenas o Candomblé que ele prática.
- Mas na verdade existem dois Candomblés, o que ele pratica e o que é praticado pelos outros.
- Para alguns ainda existem três Candomblés, o que ele prática, o que os outros praticam e o Candomblé dos sonhos dele, o Candomblé do imaginário.
- Mas o que isso importa para o Candomblé?
- O Candomblé é uma religião e toda religião é fruto de uma construção social, o Candomblé dos outros, o que não é uma construção própria, o Candomblé que pratico, e menos ainda uma construção imaginária, o Candomblé dos meus sonhos.
- Nessa inicial dicotomia de Candomblé há brigas por falta de reconhecer que o Candomblé é uma Cultura Religiosa muito maior que a nossa comunidade religiosa.
- No adendo do Candomblé imaginário, não podemos querer que o povo de axé compre nossas ideias de mudança do Candomblé de uma hora para outra.
- O Candomblé muda, pode mudar e vai mudar, vai se transformar junto com a sociedade, mas não vai ser uma mudança rápida ou repentina.