Oyá – Yansã – A senhora dos raios e das tardes cor de Rosa

Falar de Oyá é falar do fogo, dos ventos e da água… É falar do poder feminino, do poder gerador, do ímpeto, da atitude, da altivez.

  • Oyá é a divindade dos ventos, das tempestades e também chamada de mulher do trovão.
  • No continente africano seu culto está ligado ao Rio Níger, que também é chamado em Yorubá de Odo Oyá.
  • Oyá é guerreira e obstinada, é aquela que dança com ajere na sua cabeça. Ou seja, dança com uma panela em chamas na cabeça.
  • Oyá tem um mensageiro, Afefé, o vento. Sendo o vento em si o próprio mensageiro de Oyá.
  • Foi a primeira esposa de Xangô e tinha um temperamento ardente e impetuoso.
  • Diz que Oyá foi a única das mulheres de Xangô que, ao final do seu reinado, seguiu-o na sua fuga para Tapá.
  • Oyá antes de torna-se mulher de Xangô, tinha vivido com Ogun.
  • Nas pesquisas de Verger na África, ele tomou conhecimento de um templo de Oyá em Lokoro, perto de Porto Novo, no Benim.
    • Onde tem uma imagem de Oyá com 8 cabeças em torno da cabeça central.
    • Isso remete ao Itan onde ela é chamada de Aborimesan, Aquela que tem nove cabeças, após o embate com Ogun, onde ele foi dividido em 7 partes e Oyá em 9 partes.
    • Oyá também é chamada de Iyá Mesan Orun, a mãe dos nove espaços, dos nove oruns.
  • Em alguns Itans Oyá também é mostrada como a mãe dos Ibeji
  • Porém na cultura Yorubá Oyá é vista como aquela que nunca teve filhos, mas pelo seu enorme amor pelas crianças ela adotou 9 filhos para cuidar como seus.
  • Em outros também recebe o título da mãe dos Egunguns.
  • Oyá é o único Orixá capaz de enfrentar e dominar os Eguns.
  • Por isso seu culto também está ligado a Egungun e ao próprio ritual de Axexê.
  • Mas Oyá não é a dona do cemitério, pois dentro da cultura Yorubá os mortos são enterrados perto de casa, o uso de cemitério é ligado aos cristãos e islâmicos.
  • Onira é um título de Oyá, como aquela que tem a posse da cidade de Irá.
  • A diferença de Oyá e Onira, ou Oyá Onirá é que no Brasil o culto de Oyá se afastou das águas, enquanto de Onirá manteve-se ligado as águas. Mas não são Orixás distintos.
    • Por isso dentro DO CANDOMBLÉ é certo afirmar que Onira é uma qualidade de Oyá, pois no Candomblé alguns títulos e especificidade de culto é denominados e visto como qualidade.
  • No Candomblé há ligação de Oyá com as borboletas, o que não é encontrado na atualidade no continente africano.
    • No Candomblé se canta Oyá Labalaba, onde sua tradução é Oyá Borboleta, pode ser uma corruptela brasileira.
  • Na cultura Yorubá os adeptos de Oyá usam o cabelo trançado para trás aonde se finaliza em forma de coque.
  • Além de Oyá se vista como Búfalo, ela também é vista em alguns itans como um antílope.
  • Seus elementos são o fogo, o vento e os metais vermelhos como o cobre.
  • Seu símbolo é o Irukere, feito de pelos da cauda do boi o do búfalo.
  • Suas contas são marrom avermelhadas, o monjoló, o coral.
  • Suas roupas são vermelhas, rosa-claro ou branca;
  • Sua saudação é Epa hey ou Eparipa Hey!.

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