Oyá – Yansã – A senhora dos raios e das tardes cor de Rosa
Falar de Oyá é falar do fogo, dos ventos e da água… É falar do poder feminino, do poder gerador, do ímpeto, da atitude, da altivez.
- Oyá é a divindade dos ventos, das tempestades e também chamada de mulher do trovão.
- No continente africano seu culto está ligado ao Rio Níger, que também é chamado em Yorubá de Odo Oyá.
- Oyá é guerreira e obstinada, é aquela que dança com ajere na sua cabeça. Ou seja, dança com uma panela em chamas na cabeça.
- Oyá tem um mensageiro, Afefé, o vento. Sendo o vento em si o próprio mensageiro de Oyá.
- Foi a primeira esposa de Xangô e tinha um temperamento ardente e impetuoso.
- Diz que Oyá foi a única das mulheres de Xangô que, ao final do seu reinado, seguiu-o na sua fuga para Tapá.
- Oyá antes de torna-se mulher de Xangô, tinha vivido com Ogun.
- Nas pesquisas de Verger na África, ele tomou conhecimento de um templo de Oyá em Lokoro, perto de Porto Novo, no Benim.
- Onde tem uma imagem de Oyá com 8 cabeças em torno da cabeça central.
- Isso remete ao Itan onde ela é chamada de Aborimesan, Aquela que tem nove cabeças, após o embate com Ogun, onde ele foi dividido em 7 partes e Oyá em 9 partes.
- Oyá também é chamada de Iyá Mesan Orun, a mãe dos nove espaços, dos nove oruns.
- Em alguns Itans Oyá também é mostrada como a mãe dos Ibeji
- Porém na cultura Yorubá Oyá é vista como aquela que nunca teve filhos, mas pelo seu enorme amor pelas crianças ela adotou 9 filhos para cuidar como seus.
- Em outros também recebe o título da mãe dos Egunguns.
- Oyá é o único Orixá capaz de enfrentar e dominar os Eguns.
- Por isso seu culto também está ligado a Egungun e ao próprio ritual de Axexê.
- Mas Oyá não é a dona do cemitério, pois dentro da cultura Yorubá os mortos são enterrados perto de casa, o uso de cemitério é ligado aos cristãos e islâmicos.
- Onira é um título de Oyá, como aquela que tem a posse da cidade de Irá.
- A diferença de Oyá e Onira, ou Oyá Onirá é que no Brasil o culto de Oyá se afastou das águas, enquanto de Onirá manteve-se ligado as águas. Mas não são Orixás distintos.
- Por isso dentro DO CANDOMBLÉ é certo afirmar que Onira é uma qualidade de Oyá, pois no Candomblé alguns títulos e especificidade de culto é denominados e visto como qualidade.
- No Candomblé há ligação de Oyá com as borboletas, o que não é encontrado na atualidade no continente africano.
- No Candomblé se canta Oyá Labalaba, onde sua tradução é Oyá Borboleta, pode ser uma corruptela brasileira.
- Na cultura Yorubá os adeptos de Oyá usam o cabelo trançado para trás aonde se finaliza em forma de coque.
- Além de Oyá se vista como Búfalo, ela também é vista em alguns itans como um antílope.
- Seus elementos são o fogo, o vento e os metais vermelhos como o cobre.
- Seu símbolo é o Irukere, feito de pelos da cauda do boi o do búfalo.
- Suas contas são marrom avermelhadas, o monjoló, o coral.
- Suas roupas são vermelhas, rosa-claro ou branca;
- Sua saudação é Epa hey ou Eparipa Hey!.